Defesa de Dissertação – 27/08/2021

.

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

Discente: Luciana Figueiredo Maia

Título: “ Motor acionado pela luz: uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos .”

Data: 27/08/2021.
Horário: 14h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Salahttps://meet.google.com/isk-mnrt-zch

Banca Examinadora:

José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Lucia Helena Sasseron, DSc. – Membro Titular Externo – USP
Isa Costa, DSc. – Membro Convidado – UFF
Wagner Franklin Balthazar, DSc. – Membro Titular Interno – IFRJ
Germano Amaral Monerat, DSc. – Membro Suplente Externo – UERJ-Nova Friburgo
Ladário da Silva, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

.

Resumo: O presente trabalho descreve uma Sequência Didática de ensino, baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, para o estudo do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio. A proposta apresentada está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, que norteiam a educação para que ela seja contextualizada, incentivando a visão crítica dos alunos, o protagonismo e sua capacidade de aprendizado. A estrutura desse produto é composta de um Manual do Professor com orientações, dicas, passo-a-passo para construção do experimento de baixo custo “Motor acionado pela luz” e guia para reprodução da sequência em sala de aula, e de um Manual do Aluno com os materiais de apoio, atividades e roteiros a serem realizados durante as aulas. O produto visa promover a Alfabetização Científica dos alunos e o aprendizado do tema de maneira contextualizada. O produto foi aplicado suscitando grande engajamento, motivação e os resultados indicaram que houve a construção de conceitos científicos e que os alunos foram capazes de retomar aos conceitos iniciais reinterpretando-os corretamente.