Polo 15 UFF/IFRJ – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Todas as Notícias

Defesa de Dissertação – 26/04/2022 – Edinara Censi Boff

.

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

.

Discente: Edinara Censi Boff

Orientador: Ana Paula Damato Bemfeito

Título: “Abordagem do espectro eletromagnético através de um estudo de caso com enfoque CTS: 5G heroína ou vilã?”

.

Data: 26/04/2022.
Horário: 14h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Salahttps://meet.google.com/uzz-ssce-vvi

.

Banca Examinadora:

Ana Paula Damato Bemfeito, DSc. Presidente/Orientador – IFRJ/Volta Redonda
José Abdalla Helayël-Neto, DSc. Membro Titular Externo – CBPF
Ligia Valente de Sá Garcia, DSc. Membro Titular Interno – IFRJ/Volta Redonda
José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. Membro Suplente Interno – ICEx/UFF

.

Resumo: O trabalho posterior apresenta uma Sequência Didática de Ensino, que tem como fundamentação de sua abordagem a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, para o ensino de tópicos de acústica. A presente proposta tem como objetivo proporcionar um ensino investigativo que torne o aluno o centro do processo de aprendizagem, incentivando sua visão crítica e aprimorando sua capacidade de realizar análises. Na estrutura do produto educacional apresentado pela dissertação encontramos um guia sobre os assuntos abordados que proporciona ao professor domínio do conteúdo programático sem a necessidade de recorrer a outros materiais didáticos, como também orientações para a utilização de áudios, aplicativo e montagem de experimento de baixo custo, que se adequa a diferentes realidades de aplicação. Além dos materiais para o professor, o produto também inclui quatro sequências de atividades que são destinadas aos alunos. O produto foi aplicado proporcionando maior curiosidade dos alunos e assim maior engajamento, motivados em responder a problematização inicial. Os resultados apresentados na aplicação do produto educacional evidenciam que houve a construção de conhecimento por parte dos alunos, demonstrado na comparação de suas respostas dadas a um questionamento apresentado no início e ao final da aplicação da sequência didática.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content