.
Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.
.
Discente: Flaviane da Silva Almeida
Orientador: Wagner Franklin Balthazar
Título: “ Sequência de ensino aprendizagem para ensinar os Postulados da Mecânica Quântica no Ensino Médio ”
.
Data: 25/02/2022.
Horário: 14h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Sala: http://meet.google.com/ien-avhb-kmi
.
Banca Examinadora:
Wagner Franklin Balthazar, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ/VR
Lúcia Helena Sasseron, DSc. – Membro Titular Externo – USP
Lígia Valente de Sá Garcia, DSc. – Membro Titular Interno – IFRJ/VR
Jefferson Adriano Neves, DSc. – Membro Suplente Externo – UFLA
Marco Aurélio do Espírito Santo, DSc. – Membro Suplente Interno – IFRJ/VR
.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) para propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA), para o ensino de alguma “Regras” (Postulados) da Mecânica Quântica no Ensino Médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, como descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), complementado pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da Mecânica Clássica e probabilística da Mecânica Quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do manual do professor. A proposta foi aplicada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio e foi avaliado através de pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora.