Polo 15 UFF/IFRJ – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Todas as Notícias

Defesa de Dissertação – 25/02/2022 – Felipe

.

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

Discente: Felipe Dias Rodrigues

Orientador: José Augusto Oliveira Huguenin

Título: “Relação da frequência sonora emitida por uma corda e a temperatura: Uma proposta para o ensino de acústica através dos Três Momentos Pedagógicos”

Data: 25/02/2022.
Horário: 14h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Salahttps://meet.google.com/kkt-xefh-bgo

Banca Examinadora:

José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Alexandre Carlos Tort, DSc. – Membro Titular Externo – UFRJ
Germano Amaral Monerat, DSc. – Membro Titular Externo – UERJ
Ladário da Silva, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Carlos Augusto Domingues Zarro, DSc. – Membro Suplente Externo – UFRJ
Silvânia Alves de Carvalho, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

.

Resumo: O trabalho posterior apresenta uma Sequência Didática de Ensino, que tem como fundamentação de sua abordagem a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, para o ensino de tópicos de acústica. A presente proposta tem como objetivo proporcionar um ensino investigativo que torne o aluno o centro do processo de aprendizagem, incentivando sua visão crítica e aprimorando sua capacidade de realizar análises. Na estrutura do produto educacional apresentado pela dissertação encontramos um guia sobre os assuntos abordados que proporciona ao professor domínio do conteúdo programático sem a necessidade de recorrer a outros materiais didáticos, como também orientações para a utilização de áudios, aplicativo e montagem de experimento de baixo custo, que se adequa a diferentes realidades de aplicação. Além dos materiais para o professor, o produto também inclui quatro sequências de atividades que são destinadas aos alunos. O produto foi aplicado proporcionando maior curiosidade dos alunos e assim maior engajamento, motivados em responder a problematização inicial. Os resultados apresentados na aplicação do produto educacional evidenciam que houve a construção de conhecimento por parte dos alunos, demonstrado na comparação de suas respostas dadas a um questionamento apresentado no início e ao final da aplicação da sequência didática.