Polo 15 UFF/IFRJ – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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Defesa de Dissertação – 21/12/2020

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Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

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Discente: Clenilso Souza Vieira

Título: “Ensino de tópicos de eletromagnetismo na modalidade EJA a partir do estudo do consumo de energia elétrica.”

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Data: 21/12/2020.
Horário: 10h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Sala: https://meet.google.com/keo-gvdj-cay

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Banca Examinadora:

José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Alexandre Carlos Tort, DSc. – Membro Titular Externo – UFRJ
Luiz Telmo da Silva Auler, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Germano Amaral Monerat, DSc – Membro Suplente Externo – UERJ
Wagner Franklin Balthazar, DSc. – Membro Suplente Interno – IFRJ/Volta Redonda

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Resumo: As atividades experimentais têm se mostrado um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Física. Busca-se através dessas atividades permitir que ao aluno perceba o objeto de estudo de maneira quantitativa e qualitativa, o manuseie, o observe, faça previsões sobre ele ou elabore hipóteses. Dentro desse contexto propomos um produto educacional que consiste em uma sequência didática que tem o objetivo de levar o aluno a aprender a calcular o consumo de elétrica de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. Essa proposta é direcionada para alunos do último ano do ensino médio da EJA ou regular, consiste em um experimento demonstrativo que consta de um painel de circuito AC e simulações utilizando o programa Phet. Para a dinâmica da aplicação da sequência didática escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos por ser capaz de propiciar a problematização do assunto. O produto foi testado na Neja do Colégio Estadual Barão de Tefé, no município de Seropédica, Rio de Janeiro no mês de julho de 2020, em meio a pandemia do Covid-19, através de questionários de sondagem para observar os conhecimentos prévios e registrar o que se adquiriu de conhecimento por parte dos alunos após a aplicação dos experimentos. Foi mostrado através da análise qualitativa das respostas dos alunos aos questionários que houve uma evolução significativa, nos levando a considerar que o trabalho alcançou seu objetivo de trazer o pensamento do aluno para o mais próximo possível do fazer ciência.

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