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Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.
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Discente: Adriano de Souza Sá
Orientador: Wagner Franklin Balthazar
Título: “Quebra espontânea de simetria e Mecanismo de Higgs: uma sequência didática para o ensino médio a partir dos osciladores harmônico e anarmônico”
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Data: 17/02/2022.
Horário: 10h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Sala: https://meet.google.com/hgu-aeqi-fdu
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Banca Examinadora:
Wagner Franklin Balthazar, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ/VR
Nelson Studart Filho, DSc. – Membro Titular Externo – UFABC
Paulo Victor dos Santos Souza, DSc. – Membro Titular Interno – IFRJ/VR
Jefferson Adriano Neves, DSc. – Membro Suplente Externo – UFLA
Marco Aurélio do Espírito Santo, DSc. – Membro Suplente Interno – IFRJ/VR
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Resumo: Esse é um trabalho desenvolvido por meio de uma Pesquisa Baseada em Design (PBD), onde apresentamos um tema avançado e de grande relevância para Física: a quebra espontânea de simetria, fundamental para o chamado Mecanismo de Higgs, numa linguagem adequada ao ensino médio. Nesse sentido, buscamos explicar o mecanismo de Higgs, a partir da analogia entre Osciladores Harmônico simples (OHS) e Anarmônico (OA). Iniciamos a partir do OHS para abordar um sistema físico simétrico, ou seja, com potencial parabólico e que oscila em torno da origem. Em seguida, abordamos o OA, cujo potencial tem um termo adicional de 𝑥4 , se comparado com o potencial do OHS. Na sequência, discutimos como a massa física do bóson de Higgs surge a partir da oscilação da coordenada oscilatória de Higgs, aqui desempenhando o papel do campo de Higgs. Na tentativa de facilitar o processo de aprendizagem, tornando mais visual, propomos o uso de simulação computacional, utilizando o software Modellus, para estudar a energia potencial dos osciladores. Isso também contribuiu para aumentar o protagonismo do aluno e colocá-lo como personagem ativo no processo de aprendizagem.