Seminário MNPEF – Profa. Dra. Mara Fernanda Parisoto – 27/08/2021

Data: 27/08/2021, sexta-feira.

Linkhttps://meet.google.com/bay-yeiq-mix

Palestrante: Profa. Dra. Mara Fernanda Parisoto – Universidade Federal do Paraná

Título: OFICINA – “Curricularização da extensão, o modelo atômico e a instrução por pares.”

Resumo: Buscamos relatar a experiência de professores e a importância da integração entre a extensão universitária e as disciplinas da graduação, sendo essa experiência vivenciada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina e depois aplicada em um projeto de extensão. O projeto revela-se de grande importância para a formação de professores, permitindo uma reflexão sobre a prática pedagógica, apresentando os desafios e possibilidades do ensino online e possibilitando verificar concepções alternativas existentes. Sendo realizada a pesquisa a fim de discutir sobre os benefícios da utilização das tecnologias como um instrumento para a construção do conhecimento. Nosso intuito é promover uma integração entre uma disciplina da graduação e a extensão universitária, conhecendo assim as possibilidades e desafios dessa integração. O estudo foi realizado primeiramente com aulas sendo ministradas para graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, após, a metodologia aplicada foi analisada, sendo apresentada as percepções dos futuros professores e os pontos positivos e negativos. Após, fizemos as adaptações necessárias e ministramos a aula em um projeto de extensão, sendo coletada as concepções prévias dos alunos, a fim de verificarmos concepções alternativas, após ministramos as aulas buscando interação e troca de ideias entre os alunos, no fim das atividades coletamos as percepções dos alunos, buscando compararmos com as concepções iniciais. Através do mesmo conclui-se que a integração entre algumas disciplinas da graduação com projetos de extensão é favorável, proporcionando diversos benefícios para os futuros docentes e para a sociedade.

ATENÇÃO: O Seminário é OBRIGATÓRIO para alunos ativos
do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF!