Seminário MNPEF – Prof. Renato Pacheco Villar – 26/06/2020

Data: 26/06/2020, sexta-feira.
Local: Google Meet, no link: http://meet.google.com/rvi-knwg-srf

Palestrante: Prof. MSc. Renato Pacheco Villar (Doutorando UNICAMP / Colégio Bandeirantes)

Título: “CienciArte: desencapsulação no ensino da tabela periódica.”

Resumo: A encapsulação escolar, conceito de Engeström, é uma realidade nas escolas, inclusive no ensino de ciências. Atrelado a isso, métodos tradicionais de ensino, com o professor no centro do processo, valorização da memorização de conteúdos e a falta de contextualização levam muitas vezes ao desinteresse dos alunos e, consequentemente, a lacunas no desenvolvimento dos estudantes. No caso dos conteúdos atrelados a tabela periódica, a necessidade de grande abstração por parte dos alunos agrava ainda mais esta situação. Uma atividade interdisciplinar entre ciências e português com o uso das artes apresenta-se como uma alternativa para aproximar os estudantes da tabela periódica. Adotando-se uma abordagem histórico-cultural e na visão de um ensino/aprendizagem sob a perspectiva do enfoque radical-local, apresentaremos evidências de aprendizagem dos alunos na aplicação de uma atividade interdisciplinar entre ciências, português e artes.

ATENÇÃO: O Seminário é OBRIGATÓRIO para alunos ativos do Polo 15 do MNPEF!!

Por gentileza, solicitamos que todos sigam estas instruções durante o seminário:

– Ao entrar na reunião, desligue o microfone e a câmera –> O microfone capta todos os sons de fundo, como carros, TV e conversas, e atrapalha o andamento da reunião.