Seminário Conjunto PROFQUI-MNPEF – dia 18/10/2019

Título: “CONTEXTUALIZAR É POSSÍVEL?”

Palestrante: Mayara de Carvalho Santos – Doutoranda em Ensino de Química/UNICAMP

Sexta-feira, 18/10/2019 às 16h00min

Sala 308C do ICEx

Resumo:

A Contextualização é um tema bastante discutido na área da Educação, contudo, não há um consenso claro sobre o que se entende ser essa prática. O que percebemos é que parece haver diferentes níveis de contextualização e alguns fatores limitantes dessa prática. Criar relações sólidas entre os conteúdos científicos e o nosso cotidiano não é uma tarefa tão trivial: exige conhecimento e muita habilidade por parte do professor. O aluno do Mestrado Profissional tem a possibilidade de praticar a contextualização com mais propriedade, pois convive diretamente com a realidade escolar. Nesse sentido, o intuito deste seminário é auxiliar o mestrando a pensar em formas de contextualizar seu objeto de pesquisa, agregando mais valor ao seu trabalho final.