Defesa de Dissertação – 29/01/2021

Discente: Carlos José Sá da Silva

Título: “Tópicos de óptica para o curso normal por meio de uma sequência didática.”

Data: 29/01/2021.
Link da Salahttps://meet.google.com/zhc-nzpa-qwn

Douglas Santos Rodrigues Ferreira, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ
André Rocha Pimenta, DSc. – Coorientador – IFRJ
José Abdalla Helayël-Neto, DSc. – Membro Titular Externo – CBPF
Luiz Telmo da Silva Auler, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Flávio Napole Rodrigues, DSc. – Membro Suplente Externo – IFRJ
Jose Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de Física possam lecionar o conteúdo de Óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Em seu início o trabalho traz um breve histórico da educação em geral no país e do ensino de ciências bem como a criação e evolução do Curso Normal. Os aspectos pedagógicos tais como a importância e o planejamento do trabalho docente, no que tange o uso da experimentação em sala de aula e o papel do professor dentro desse contexto são abordados nesse trabalho. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas.

Palavras chaves: Óptica. Experimentos. Sequência didática. Curso normal