Defesa de Dissertação – 22/02/2021

Discente: Diogo Myrrha Reis

Título: “Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear abordada na Educação de Jovens e Adultos.”

Data: 22/02/2021.
Link da Salahttps://meet.google.com/dbq-vybj-foe

Lígia Valente de Sá Garcia, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ
Luciene Fernanda da Silva, DSc. – Membro Titular Externo – IFRJ-Nilópolis
Luiz Telmo da Silva Auler, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Miriam Tainá Ferreira de Araújo, DSc. – Membro Suplente Externo – IFRJ
Flávia Polati Ferreira, DSc. – Membro Suplente Interno – UFRN

Resumo: A presente pesquisa está inserida na temática de Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos nas aulas de Física da EJA, a partir dos conteúdos de Física Nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do Ensino de Física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o Ensino de Física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso e com base nos seguintes instrumentos de coleta de dados: diário de bordo e análise documental das diretrizes e orientações curriculares educacionais. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, pretendeu-se construir um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear, para auxiliar os professores de Física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Espera-se que a pesquisa auxilie a construção de um novo saber sobre o Ensino de Física, que aproxime o discente dos conteúdos curriculares e contribua para a ação docente.