Polo 15 UFF/IFRJ – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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Defesa de Dissertação – 20/08/2021

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Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

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Discente: Carlos Felipe de Oliveira Lima

Título: “ Sequência didática para o ensino introdutório de relatividade restrita através de simulação com o aplicativo Espaço-tempo relativístico.”

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Data: 20/08/2021.
Horário: 15h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Salahttps://meet.google.com/sgo-cwdq-fen

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Banca Examinadora:

José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Eliel Eleuterio Farias, DSc. – Membro Titular Externo – UFRR
Mayara de Carvalho Santos, DSc. – Membro Titular Externo – Colégio Bandeirantes
Ladário da Silva, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Germano Amaral Monerat, DSc. – Membro Suplente Externo – UERJ-Nova Friburgo
Wagner Franklin Balthazar, DSc. – Membro Suplente Interno – IFRJ

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Resumo: Nesta dissertação, respaldada pelo método dos Três Momentos Pedagógicos, defende-se que o uso de uma tecnologia digital suscita e desperta nos discentes um desejo significativo em aprender, pois esse tipo de tecnologia é inerente aos alunos nos dias atuais. O uso da Internet e o advento dos Smartphones proporciona-lhes um efeito facilitador posto que é parte indissolúvel do seu cotidiano. Deste modo, fizemos o uso de um aplicativo (Tempo e Espaço Relativísticos) empírico que interage com o aluno de forma lúdica e, de certa forma, elucidativa para a aprendizagem. Os conceitos deste aplicativo são baseados na Teoria da Relatividade Restrita cuja estrutura é a apresentação de uma nave experimentando a sua contração no espaço e a dilatação do tempo na Terra, conteúdo estes que no Ensino Médio, a meu ver, são partes fundamentais e relevantes. A proposta foi aplicada no 1o ano do ensino Médio, em que o método dos 3MP nos ensina três instantes fundamentais: a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento e, por fim, a Aplicação do Conhecimento. É nesta parte final que lançamos mão do aplicativo como parte facilitadora na aprendizagem do educando. Facilitadora pelo fato de os alunos dominarem aplicativos e gostarem do seu uso, bem como torna o conceito de relatividade mais amigável no seu conteúdo que, por ventura, é visto como complexo tanto fisicamente e matematicamente.

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