Defesa de Dissertação – 11/06/2021

Discente: Muary Dias Quintanilha

Título: “O jogo de RPG em astronomia no Ensino Fundamental 2.”

Data: 11/06/2021.
Link da Salahttps://meet.google.com/uiu-gtjj-bfg

Ladário da Silva, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Eliel Eleuterio Farias, DSc. – Membro Titular Externo – UFRR
Silvânia Alves de Carvalho, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Carlos Augusto Domingues Zarro, DSc. – Membro Suplente Externo – UFRJ
José Augusto Oliveira Huguenin, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

Resumo: Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game – RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2.