Defesa de Dissertação – 09/12/2020

Autor: Jonatas Rodrigues Silva

Título: “Uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do efeito fotovoltaico.”

Data: 09/12/2020
Link da Sala: https://meet.google.com/etp-ipph-tgj

Marco Aurélio do Espírito Santo, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ
Jefferson Adriano Neves, DSc. – Membro Titular Externo – UFLA
Thiago Martins Melo, DSc. – Membro Titular Interno – IFRJ
Newton de Figueiredo Filho, DSc. – Membro Suplente Externo – UNIFEI
Miriam Tainá Ferreira de Araújo, DSc. – Membro Suplente Interno – IFRJ

Resumo: Este texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área de ensino de Física e documentos norteadores da educação básica a respeito da necessidade de promoção da Alfabetização Científica. Para tanto, deve-se possibilitar aos alunos, no ambiente escolar, o contato com aspectos do fazer científico e suas implicações na sociedade. Por esse motivo, optamos pela temática da energia solar, pois se remete à aspectos da matriz elétrica e compõe uma demanda da vida contemporânea. Além disso, a tecnologia fotovoltaica se fundamenta em conceitos da Física Moderna e Contemporânea. A sequência de ensino, que apresenta em suas etapas a utilização de painéis solares de baixo custo, simulações computacionais e aparelhos de medidas elétricas, foi aplicada em uma escola da rede privada de ensino do município de Vassouras, no sul do estado do Rio de Janeiro. Por conseguinte, alguns resultados e conclusões obtidos a partir da aplicação são apresentados e analisados.