Defesa de Dissertação – 05/02/2021

.

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do Polo 15 UFF/IFRJ do MNPEF.

Discente: Jean Carlo Falcão de Oliveira

Título: “ O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá.”

Data: 05/01/2021.
Horário: 14h00min.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Sala: https://meet.google.com/kmk-azig-ijq

Banca Examinadora:

Douglas Santos Rodrigues Ferreira, DSc. – Presidente/Orientador – IFRJ
José Abdalla Helayël-Neto, DSc. – Membro Titular Externo – CBPF
Rafael de Sousa Dutra, DSc. – Membro Titular Interno – IFRJ
Carlos Augusto Domingues Zarro, DSc. – Membro Suplente Externo – UFRJ
Silvânia Alves de Carvalho, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

.

Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da Eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV Módulo da EJA do Estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de Ciências, relativa aos conteúdos de Física em acordo com documentos oficias, tais como, LDB, PCN, DCNEM, OCEM, seguindo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) proposto por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções especificas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo Mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA.